Quando se pensa, existe a possibilidade de se questionar e com o
questionamento a possibilidade de mudar. Todo ser, porque é inacabado, é
passível de mudança, progresso, aperfeiçoamento. E isso só é possível a partir
de uma reflexão sobre si mesmo e suas ações. A avaliação da prática leva a
descobrir falhas e possibilidades de melhoria. Quem não reflete sobre o que faz
acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional.
No caso do professor, isso assume conotação mais grave. Ele lida com
pessoas que podem ser afetadas por uma conduta inadequada e conceitos
errôneos. O professor crítico reflexivo nunca se satisfaz com sua prática,
jamais a julga perfeita, concluída, sem possibilidade de aprimoramento. Está
sempre em contato com outros profissionais, lê, observa, analisa para atender
sempre melhor ao aluno, sujeito e objeto de sua ação docente. Se isso sempre
foi verdade e exigência, hoje, mais do que nunca, não se atualizar é estagnar e
retroceder.
Um professor inovador é aquele que esta sempre buscando uma forma
nova de trabalhar os conteúdos aos alunos. Quando o professor está refletindo
ele tem a oportunidade de melhorar o que está sendo feito, rever
acontecimentos.
Um docente inovador é aquele que busca o diálogo, a formação
continuada, o aprimoramento e atualização de sua metodologia, tendo como
foco principal à aprendizagem do aluno como detentor de algum saber.
O docente inovador é aquele que se potencializa, ou seja, se capacita
com aprimoramento pedagógico, com visão empreendedora, uma vez que os
alunos precisam estar preparados, tendo um perfil empreendedor.
Outro aspecto a ser considerado é com relação ao conceito de
competência. Competência é um conjunto de atitudes que permitem a uma
pessoa ter êxito em relação a uma determinada atividade.
A atual educação articulada a necessidade do domínio de certas
competências, desafia os educadores, de tal sorte que os mesmos precisam
considerar em sua prática os pilares da educação.
Segundo Antunes (2004), o educador deve organizar-se buscando
quatro aprendizagens essenciais, as quais serão como uma bússola segura ao
longo da vida. Essas aprendizagens seriam:
· Aprender a conhecer – isto é adquirir as competências para a
compreensão, incluindo o domínio dos próprios instrumentos do
conhecimento;
· Aprender a fazer – enfatiza a questão da formação profissional e o
preparo para o mundo do trabalho;
· Aprender a viver juntos, a viver com os outros – é essencial que os
professores tenham coragem de desvestir a escola de sua fisionomia
de quartel e deixar de ser um disfarçado campo de competições para
aos poucos, ir se transformando em um verdadeiro centro de
descoberta do outro e também um espaço estimulador de projetos
solidários e cooperativos, identificados pela busca de objetivos
comuns;
· Aprender a ser – significa que todo o ser humano deve ser preparado
inteiramente – espírito e corpo, inteligência e sensibilidade, sentido
estético e responsabilidade pessoal, ética e espiritualidade – para
elaborar pensamentos autônomos e críticos e também para formular
os próprios juízos de valores, de modo a poder decidir, por si mesmo,
como agir em diferentes circunstâncias da vida. (p. 13-15).

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