1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Proponentes: Aline Barros da Rocha, Cintya Corsino campos,
Edvanir da Silva Costa, Elciane dos Anjos, Hildeene Neres.
1.2 Orientadora: Maria Madrilene de Carvalho da Costa
1.3 Instituição: Faculdade Guaraí - FAG
1.4 Duração: 20h
1.5 Local: Guaraí - TO

2 TEMA:
Leitura

2.1 Título

2.1.1 A construção do leitor a partir do lúdico: um processo dinâmico de ensino-aprendizagem

2.2 Delimitação do Tema

2.2.1 Leitura: A construção do leitor a partir do lúdico.

3 JUSTIFICATIVA

O estágio na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, tem como finalidade propor através do referido projeto, aos alunos do curso de Pedagogia da Instituição – EDUCON, sugestões metodológicas para o desenvolvimento da aprendizagem significativa do ensino da leitura e escrita para a construção do leitor considerando-se que esse processo é relevante para a alfabetização do leitor. O Projeto: A construção do Leitor a partir do Lúdico: um processo dinâmico de Ensino–aprendizagem visa também contribuir para que os futuros educadores adquiram competências e habilidades adequadas para que no ato de suas atividades docentes possam promover um ensino eficaz de forma a construir leitores ativos, críticos e criativos.
Este trabalho será desenvolvido no decorrer do curso de Formação de professores, através de jogos, dinâmicas e simulação de atividades lúdicas para o processo de construção da alfabetização de um bom do leitor.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Apresentar como proposta para os cursistas do Curso de Pedagogia da Instituição EDUCON o Projeto: A construção do leitor a partir do lúdico: um processo dinâmico de ensino – aprendizagem, como forma de desenvolver uma aprendizagem da leitura e da escrita realmente significativa para o educando, levando-se em conta sua utilidade na sociedade de informação.

4.2 Objetivos específicos

• Discutir a importância de uma proposta de trabalho lúdico no ensino da leitura e da escrita
• Confeccionar junto aos cursistas, materiais que ajudam a alfabetizar de forma contextualizada;
• Mediar à construção do conhecimento da leitura e da escrita através da Interdisciplinaridade em sala de aula;
• Estimular o trabalho com atividades lúdicas a favor da leitura e da escrita;
• Provocar uma reação ativa, crítica e criativa nos futuros professores.

5 PROBLEMA

Diante da complexidade do trabalho com o ensino da leitura e escrita percebe-se que existe uma real necessidade de trabalhar junto aos futuros Pedagogos da EDUCON, atividades e jogos lúdicos como processo de aprendizagem significativa para a criança. Desta forma, percebe-se a importância fundamental do professor, que no ensino da leitura e da escrita consigam ir além da pura e simples decodificação de sons e letras, mas sim que venha garantir de forma lúdica que os educandos consigam compreender o sistema de representação da escrita e principalmente aprendam sua importância e aplicação no mundo em que estão inseridos.
Diante desta constatação o eixo central do problema ao qual procurar-se-á obter respostas é:
• A Pedagogia lúdica pode servir como base integradora de atividades interativas no processo de ensino da leitura e da escrita, propiciando uma aprendizagem realmente significativa de forma que contribua na alfabetização do leitor crítico, ativo e criativo?

6 HIPOTESE

Para a alfabetização de um leitor crítico, ativo e criativo a sala de aula deve proporcionar meios onde ocorra o processo ensino - aprendizagem.

7 METODOLOGIA

Levando-se em consideração a amplitude do tema. O presente Projeto: A construção do leitor a partir do lúdico: um processo dinâmico de ensino aprendizagem, buscará na revisão de literatura o embasamento teórico necessário para se discutir as questões referentes ao ensino da leitura e da escrita, através de atividades e jogos lúdicos. Bem como sua articulação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a questão de Interdisciplinaridade na educação relacionada ao trabalho com Projetos pedagógicos. Além disso, a pesquisa bibliográfica auxiliará também na realização de uma proposta metodológica para o educador, capaz de inovar a aplicabilidade do ensino – aprendizagem em sala de aula, através do lúdico.

8 CRONOGRAMA

ATIVIDADE/PERÍODO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO

Elaboração do Projeto
X

Revisão bibliográfica
X
X

Seleção de Material
X

Planejamento para execução do Projeto

X
X

Execução do projeto

X
X
X
X



9 RECURSOS

9.1 Recursos Humanos

QUANTIDADE
DISCRIMINAÇÃO
01 Professor Orientador
20 Cursandos
01 Coordenador de Grupo
Estagiária
01 Coordenador de Curso
04 Acadêmicas/estagiárias

9.2 Recursos Materiais

QUANTIDADE
DISCRIMINAÇÃO
30 Cadeira
01 Data show
06 Mesa
01 Quadro branco
01 Apagador
04 Caixa de papelão
03 Caixa de sapato
01 Grampeador
01 Pincel

9.3 Recursos Financeiros

QUANTIDADE DISCRIMINAÇÃO VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL
07 Papel cartão 1,25 8,75
10 Isopor 1,00 10,00
02 Papel sulfite
500 folhas 15,00 30,00
01 Toner 25,00 25,00
06 Cartolina 0,50 3,00
10 Pincel 1,75 17,50
10 Cola de papel 0,89 8,90
05 Cola de isopor 1,25 7,50
02 Giz de cera 2,49 4,98
10 Glitter colorido 0,98 9,80
01 Caixa de clipe 1,98 1,98
03 Tubo de cola quente 1,49 4,47
05 Papel madeira 0,65 3,25
10 Tinta guaxe 1,85 18,50
10 Tesoura escolar 2,39 23,90


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo, 8ª ed. Editora Loyola, 1995. 203 pg.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Secretária da Educação Fundamental – Brasília: 1998, 3° Vol.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa parâmetros em ação, Meio Ambiente na Escola: Guia do Formador/Secretária da Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001. p.107
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo, 13° ed. Ed. Cortez, 2001, 136 pg.
______________. Psicogênese da Linguagem e da Escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986, 112 pg.
_______________. Os filhos do Analfabetismo. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990, 153 pg.
_______________. Os processos de leitura e escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992, 96 pg.
MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. Piaget e o processo de alfabetização, São Paulo, 2ª ed. Ed. Pioneira de Ciências, 1987, 157 pg.
RIZZO, Gilda. LEGEY, Eliane. Fundamentos e Metodologia da alfabetização método natural. Rio de Janeiro, 3ª ed. Ed. Francisco Alves, 1985, 182 pg.
TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da Linguagem Escrita. São Paulo: Ed. Trajetória Cultural, 1989, 98 pg.
_____________. Aprendendo a Escrever. São Paulo: Ed. Ática, 1991, 197 pg.

0 comentários: