1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Proponentes: Aline Barros da Rocha, Cintya Corsino campos,
Edvanir da Silva Costa, Elciane dos Anjos, Hildeene Neres.
1.2 Orientadora: Maria Madrilene Carvalho da Costa
1.3 Instituição: Faculdade Guaraí - FAG
1.4 Duração: 3 dias
1.5 Local: Guaraí - TO

2 TEMA:
Psicomotricidade

2.1 Título

2.1.1 Processo de ensino-aprendizagem envolvendo o lúdico

2.2 Delimitação do Tema

2.2.1 Psicomotricidade: um processo de ensino-aprendizagem envolvendo o lúdico

3 JUSTIFICATIVA

O Projeto: Psicomotricidade: um processo de ensino – aprendizagem envolvendo o lúdico tem como finalidade propor aos futuros pedagogos da EDUCON, sugestões metodológicas para o desenvolvimento dos elementos psicomotores da criança, visando também contribuir para que os futuros educadores adquiram competências e habilidades adequadas para que no ato de suas atividades docentes possam oferecer vivências motoras ás crianças para que seu corpo vivido haja positivamente no processo de ensino – aprendizagem de conceitos formais e informais.
Este trabalho será desenvolvido no decorrer do curso de Formação de professores, através de jogos, dinâmicas e simulação de atividades lúdicas que contribuam gradualmente para o processo de desenvolvimento dos elementos psicomotores da criança garantindo a aprendizagem de conceitos formais e informais, aliados á aprendizagem de conceitos no cotidiano.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Propor aos cursistas da EDUCON um estudo sobre a Psicomotricidade e sua importância para o processo de Ensino – aprendizagem dos educandos.

4.2 Objetivo específico

• Demonstrar através de jogos e atividades interativas como o professor pode trabalhar a coordenação psicomotora nas crianças;
• Propor exercícios para o ajuste corporal, que possam desenvolver a flexibilidade e o equilíbrio;
• Desenvolver atividades para trabalhar a coordenação fina e grossa no educando;
• Apontar ritmos que o educador possa desenvolver a percepção espaço – temporal, e jogos que possam auxilía-los no perfeito domínio do sentido cinestésico.

5 PROBLEMA

Nota-se nas escolas no Ensino Fundamental e Médio, que muitos entre os educadores têm dificuldade para desenvolver a coordenação motora, assim como a percepção de espaço – temporal, lateralidade e coordenação motora fina e grossa entre outras.
Assim sendo durante a execução do Projeto junto aos cursistas procurar-se – á obter a seguinte resposta:
• O professor como mediador de ensino percebe essas deficiências em sala?
• Como trabalhar para recuperar a necessidade de cada aluno?
• O professor ao ingressar na sala de aula tem a noção de como trabalhar a psicomotricidade, para o desenvolvimento em seus alunos?

6 HIPOTESE

Se o professor adquirir competência e habilidade com relação a psicomotricidade, poderá ajudar o aluno com mais segurança, sem rotulá-lo como preguiçoso, desenvolvendo um papel de resultados positivos, com metodologias aplicadas adequadamente.

7 METODOLOGIA

O presente projeto, Psicomotricidade: um processo de ensino – aprendizagem envolvendo o lúdico, buscará na revisão de literatura o embasamento teórico necessário para discutir as questões referentes a importância do professor trabalhar a psicomotricidade em sala envolvendo o lúdico.
Bem como sua articulação com a questão de Interdisciplinaridade na educação relacionada ao trabalho com Projetos pedagógicos. Além disso, a pesquisa bibliográfica auxiliará também na realização de uma proposta metodológica para os futuros educadores da EDUCON, capaz de inovar a aplicabilidade do ensino – aprendizagem em sala de aula, através da ludicidade.

8 CRONOGRAMA

ATIVIDADE/PERÍODO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO

Elaboração do Projeto
X

Revisão bibliográfica
X
X

Seleção de Material
X

Planejamento para execução do Projeto

X
X

Execução do projeto

X
X
X
X



9 RECURSOS

9.1 Recursos Humanos

QUANTIDADE
DESCRIMINAÇÃO
01 Professor Orientador
16 Cursandos
01 Coordenador de Grupo
Estagiária
01 Coordenador de Curso
04 Acadêmicas/estagiárias

9.2 Recursos Materiais

QUANTIDADE
DISCRIMINAÇÃO
25 Cadeira
01 Data show
06 Mesa
01 Quadro branco
01 Apagador
04 Caixa de papelão
03 Caixa de sapato
01 Grampeador
01 Pincel

9.3 Recursos Financeiros

QUANTIDADE DISCRIMINAÇÃO VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL
07 Papel cartão 1,25 8,75
10 Isopor 1,00 10,00
02 Papel sulfite
500 folhas 15,00 30,00
01 Tonner 25,00 25,00
06 Cartolina 0,50 3,00
10 Pincel 1,75 17,50
10 Cola de papel 0,89 8,90
05 Cola de isopor 1,25 7,50
02 Giz de cera 2,49 4,98
10 Glitter colorido 0,98 9,80
01 Caixa de clipe 1,98 1,98
03 Tubo de cola quente 1,49 4,47
05 Papel madeira 0,65 3,25
10 Tinta guaxe 1,85 18,50
10 Tesoura escolar 2,39 23,90

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo, 8ª ed. Editora Loyola, 1995. 203 pg.
BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
FERREIRO, Emília.. Psicogênese da Linguagem e da Escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986, 112 pg.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1992.
LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar – fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
PETRY, Rose Mary. Educação física e alfabetização. Porto Alegre: Kuarup, 1993.
PIAGET, Jean. INHELDER, Barbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1993.
RAPPAPORT, Clara Regina (et al.). Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.
SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna, 1995.
TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da Linguagem Escrita. São Paulo: Ed. Trajetória Cultural, 1989, 98 pg.

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