Madame Bovary é com certeza um dos mais belos romances de lingua francesa, ou porque não dizer, um dos mais belos e elaborados romances escritos durante a história da humanidade.Escrito por Gustave Flaubert em?? a narração parte de uma experiência do escritor, médico de profissão, escritor por vocação que estando em Rouen, perto de Paris, toma conhecimento do suicídio de uma jovem senhora, que depois de ter levado o marido à ruina ingere arcênico e falece. Flaubert este durante oito anos pesquisando a vida desta senhora e como requer o romance realista, em posse de dados muito próximos da realidade escree o romance, que lhe custou um processo por ultraje à moral do qual se livrou alegando ter escrito o livro como forma de mostrar qual deve ser o fim de uma mulher adúltera. O livro narra a história de Ema Bovary, esposa do médico Charles Bovary, um homem fracassado e medíocre que desperta na mulher todos os sentimentos contrários aquilo a que havia idealizado durante a mocidade. Ema fora criada em um convento e por não apresentar sinais verdadeiros de que tivesse vocação para ser freira volta à casa do pai e ali vive uma vida pacata no campo, lendo os romances românticos idealizados de Walter Scott. Charles fora desde menino tímido e sem iniciativa, tendo um pai omisso fora sempre controlado pela mãe e acaba por tornar-se médico. A mãe então indica-lhe uma viúva de posses com quem o rapaz se casa e vive uma vida morna de sentimentos. Certa ocasião o pai de Ema quebra a perna e então Charles vai prestar atendimento ao pai da jovem, ocasião esta em que acabam se conhecendo.
Posteriormente as visitas à casa de Ema se intensificam em virtude da saúde seu pai. Logo Charles fica viúvo e daí ás núpcias é um curto intervalo de tempo.
Ao casar a moça sente que ascenderá socialmente, que viverá a vida dos salões, em contato com os nobres, mas logo entra num estado de profunda nostalgia ao perceber que o casamento constitui de uma vida monótona, cercada aos afazeres do lar.
O casal então decide mudar-se para Roeun e quando isto ocorre Ema está grávida de Berthe. Instalando-se na nova cidade, Charles de certa forma ameaça com sua presença o farmacêutico Romais que executa as funções de médico no local. Surge entre as duas famílias um clima de inveja, que não se deixa transparecer totalmente. Ema conhece Leon , um jovem com quem trava amizade e um amor platônico, no entanto logo o rapaz se dirige a Paris para estudar Direito o que desencadeia na Senhora Bovary uma incrível sensação de solidão que é superada pelo aparecimento de Rodolfo, fidalgo decaído que vive de aparências com quem Ema vive um intenso caso de amor e com quem planeja fugir, no entanto na data marcada, Rodolfo lhe envia um bilhete alegando que não iria levá-la para o seu próprio bem, a jovem Senhora então entra em crise de depressão profunda, tempo em que se recolhe a religiosidade e se dedica ao marido.
Com a volta de Leon de Paris, Ema novamente se lança às suas aventuras amorosas e perde todos os limites do bom senso, envolvendo-se cada vez mais em dívidas, assina muitas notas notas promissórias, dominada pelo consumismo e pela personalidade ansiosa que a conduz finalmente ao fundo do poço. Sem saída para as dívidas e tendo perdido mais uma vez o amante, ela resolve tomar arcênico, depois de um perído agonizante ela falece. Charles não suporta a ausência da esposa e acaba morrendo de ataque cardíaco fulminante, na condição mais degradante que um ser humano é capaz de alcançar. Berthe depois da morte da tia com quem ficara depois da morte dos pais, vai trabalhar em uma tecelegem como operária e assim se dá o desfecho da trágica história da Senhora Bovary.

11 comentários:

Anônimo disse...

you are in point of fact a excellent webmaster. The website loading velocity is amazing.
It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
Also, The contents are masterpiece. you have performed a wonderful activity in this topic!


Have a look at my site mandelmehl kaufen
my web page: low fat low carb recipes

Anônimo disse...

Hello! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing
a few months of hard work due to no backup. Do you have any
methods to prevent hackers?

Here is my web-site Was ist das besondere an der Diät ohne Gluten

Anônimo disse...

I was pretty pleased to find this web site. I need to to thank you for ones time
due to this wonderful read!! I definitely savored every bit of
it and i also have you saved to fav to look at
new information on your website.

My web page Low Carb Ernährung Rezepte

Anônimo disse...

Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your
web site, how could i subscribe for a blog web site? The account
aided me a appropriate deal. I had been a little bit familiar of
this your broadcast provided vivid transparent concept

Feel free to surf to my web-site: beste Thai Massage Wiesbaden

Anônimo disse...

With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism
or copyright infringement? My blog has a lot of exclusive content I've either created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my agreement. Do you know any solutions to help prevent content from being stolen? I'd definitely appreciate it.


My weblog Spezielle Informationen über die glutenfreie Ernährung

Anônimo disse...

It's remarkable to pay a visit this site and reading the views of all colleagues concerning this piece of writing, while I am also keen of getting knowledge.

Also visit my weblog riester rente berechnen

Anônimo disse...

Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was super long) so I guess I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly
enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any points for newbie blog writers? I'd definitely appreciate it.



Here is my web-site ... jobportal

Anônimo disse...

Hi there Dear, are you actually visiting this website on a regular basis,
if so after that you will absolutely get nice experience.


My blog; lebensmittel mit gluten

Anônimo disse...

Outstanding quest there. What happened after? Take care!

Here is my homepage; magazine wordpress theme
Also see my website: wordpress 3.0 themes

Anônimo disse...

Heya! I'm at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the superb work!

My page zöliakie forum

Anônimo disse...

I have read so many articles or reviews on the
topic of the blogger lovers except this post is truly a nice paragraph, keep it up.


Take a look at my page ... how to diet