RELACIONANDO A TEMÁTICA DO FILME COM O AVANÇO TECNOLÓGICO COMO INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO.

O filme conta a história de Jack Conrad (Steve Austin), um prisioneiro no corredor da morte em uma prisão corrupta da América Central, que assim como outros nove prisioneiros de países distintos, que também estão no corredor da morte, são comprados por um produtor de TV, que decide realizar um reality show ilegal em uma ilha deserta, onde todos os “participantes” terão que lutar até a morte, sendo que o último sobrevivente será o grande vencedor. O programa será exibido ao vivo via internet durante as suas 30 horas para todo o mundo. Para os presos, a realidade que eles tinham eram a de presos condenados à morte. E com o convite de participar do programa, eles automaticamente têm sua realidade mudada. Isto porque o produtor de TV, para ter a sua idéia virtual transformada em realidade, necessita que os antigos presos se enfrentem em uma luta onde quase todos os participantes morrerão.
Assim como a realidade dos condenados e do produtor se altera, a realidade do cyberespectador em casa também muda. Para ele que acessa de sua casa o conteúdo do programa, este pode ser considerado virtual, pois ele tem a sensação de não participação no processo que está ocorrendo. A forma como as seleções são criadas no espaço da internet também é alterado.
O produtor busca atores de diversos países, para que cada continente pudesse ter para quem torcer, altera o perfil real de cada participante, isto para dar uma maior caracterização com o que se quer apresentar no programa. O programa se inicia com o produtor querendo chegar à marca de 40 milhões de acessos únicos no site, os participantes lutando pela liberdade e os cyberespectadores desejando simples e pura diversão. Só que o produtor se esquece de um conceito simples e básico: Tudo o que é sólido se desmancha no ar. Durante o filme todas as relações de realidade e virtualidade se alteram até que os conceitos e os participantes se vêem em uma situação onde que o que é real e o que é virtual se alteram completamente.
O filme “Os Condenados” tem como idéia central, enfatizar a tecnologia como atribuições favoráveis e desfavoráveis a sociedade. Durante a exibição do filme, é perceptível por parte do produtor do reality show, que a luta travada entre os prisioneiros, não se trata somente de diversão virtual, pois ele, por ser dono da tecnologia e ter domínio, tem a liberdade de interferir no destino do programa da forma que desejar. O que permite refletir quanto ao poderio tecnológico, que pode influenciar o comportamento das pessoas e principalmente a educação, já que ao mesmo tempo em que ela pode ser educativa e levar conhecimentos a várias pessoas pode também influenciar de forma não condizente com o esperado.
Ressalta-se assim que a tecnologia é um elemento facilitador da aprendizagem, por oferecer uma amplitude de recursos com exigência de amigabilidade, desempenho, integridade e segurança. Mas como visto anteriormente pode trazer contribuições negativas em mãos erradas. Um exemplo a ser demonstrado quanto às contribuições da tecnologia está a Internet, que pode propiciar facilidades na preparação do material a ser utilizado pelo professor, ampliando as formas de pesquisa, de lecionar, modificando o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e entre colegas enriquecendo sensivelmente o processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, percebe-se que o filme, faz uma excelente crítica às relações entre o que é real e virtual e seus malefícios, sem perder o ar de grande produção cinematográfica. E isso é mostrado de uma forma sensacional no longa.

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